Descubra
sexta-feira, junho 14, 2013
REFORMA NA LEI NÃO DIMINUIRÁ MARGINALIDADE!
Ouço muita gente dizer que o cara roubou, furtou, tem que ser preso. Tá ok. Deve ser recluso em um Sistema Penitenciário JUSTO, DECENTE.
Diversos são os casos que possuímos réus primários, que cometeram um crime e caiu nesse Sistema Penitenciário que hoje está em decadência.
Pois bem, imagine um réu primário, de bons antecedentes, é justo esse cara cair no "Sistema"???
Não, eu NÃO acho justo. Pelo contrário, é sentenciar sua transformação em um elemento da pior espécie.
Porque lá dentro ele terá contato com presidiários de maior periculosidade, sem citar aqui os Sistemas Penitenciários de Segurança Máxima, é no Sistema Penitenciário comum mesmo.
A prisão, hoje, não ressocializa, não regenera, indivíduo nenhum, pelo contrário, ele sai de lá sabendo coisas muito piores, sai pior, com mais raiva, mais ódio e a vítima será você.
Vejamos o caso do "Meu Nome Não é Johnny", o cara ingressa no Sistema de uma forma, e sai como? Ele sai traficante!
Para tanto, hoje temos no ordenamento jurídico a lei nº 12.403/11, uma lei desafiadora, que veio para mostrar que a prisão não é o método principal e mais eficaz de punir quem cometeu um determinado crime. Esta lei coloca a prisão como último caso, de forma corretíssima, que merece os meus aplausos.
Acha mesmo que fazer justiça é prender alguém?
A prisão transforma o "bicho" em um "bicho pior ainda"!!!
Bandido bom é bandido preso?
Pode até ser... mas o maior pagamento que ele dará por isso não será ele ficar preso... será ele ter o direito e dever de estudar e trabalhar. A Lei de Execuções Penais prevê isso. Sim! Mas com o nível do Sistema Penitenciário que temos atualmente, é uma normal difícil de ser aplicada em sua generalidade.
O cara condenado deve pagar sua pena trabalhando, exercendo um ofício, estudando, ter a oportunidade de se regenerar perante a sociedade.
Ouço também muita gente dizendo que ninguém se regenera, ninguém muda... Converse com um bom psicólogo e você terá a resposta. É tudo uma questão de entender o lado dele também e não ajudar a piora-lo....
As pessoas mudam sempre, vivem em constante mutação, isso é questão de lógica, meus caros.
A educação muda as pessoas, o trabalho edifica o homem... O dia que todos tiverem oportunidades para isso, aí sim, aí diminuirá a marginalidade.
No mais, GENTILEZA gera GENTILEZA, já dizia o poeta.
Com isso, temos claramente que VIOLÊNCIA gera VIOLÊNCIA. Então porque trata-lo assim? Porque o colocar em um local que o deixará pior?
Não, façamos diferente. Porque a DIFERENÇA é compensada.
Torno a dizer, uma reforma na lei não diminuirá marginalidade. Apenas será uma forma patética de mascarar todo o Sistema Penitenciário, além de "enganar" mais ainda uma grande parcela da sociedade que pensa que bandido bom é bandido preso.
Mudança sim no Sistema Penitenciário, não na Lei.
Essa é minha opinião. Boa Noite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário